27/01/2010

I) Totemismo Urbano / Performances na baixa do Porto


Sábado, 30 de Janeiro, 18h30
Início no Coreto de S. Lázaro (jardim de S. Lázaro em frente à biblioteca municipal).

Com Paulo Mendes, Miguel Moreira, Marianne Baillot, Albuquerque Mendes, António Olaio e Gabriela Vaz-Pinheiro.
Ciclo concebido para o espaço público em horário crepuscular no mês de Janeiro,
”Totemismo Urbano” assume o ambiente de acção em todas as suas variáveis, explorando o potencial cenográfico das condições climatéricas (até certo ponto imprevisíveis), dos edifícios, jardins e suas simbologias, e da iluminação artificial, numa psicogeografia parcialmente instantânea e improvisada, contraposta ao atrito da atmosfera contextual, procurando evocar nesses espaços uma dimensão simbólica proveniente dos estratos de memória e significado que emanam dos locais explorados.

” O carácter fundamental do totemismo animal é a existência de um pacto mal definido, mas de natureza religiosa, entre certos clãs humanos e certos clãs animais.”
Salomon Reinach, « Phénomènes généraux du totémisme animal », Cultes, mythes et
religions, Tome I, Éd. Ernest Leroux, Paris, 1905

“Totemismo Urbano” é, assim, um totemismo bastardo, que transcende as categorias do
totemismo animal (o mais comum em todo o planeta) e vegetal (mais raro), penetrando na excepcional área do totemismo inorgânico.
Ao carácter específico de cada “performance” contrapõe-se a negociação entre o indivíduo e o potencial simbólico dos espaços e artefactos urbanos que o rodeiam.
Partindo de uma hipotética tabula rasa em que os referenciais-padrão do espaço citadino foram apagados, explora-se um contexto semelhante ao dos cultos de carga surgidos no Pacífico após o contacto com a tecnologia ocidental: os intervenientes estabelecerão relações com as estruturas, edifícios e paisagens circundantes, num processo de reconfiguração de espaços pela projecção animista da acção dos “performers” nesses elementos e objectos, que irão adquirir um papel totémico.

Filipe Silva & Jonathan Saldanha / SOOPA

Percurso Totemismo Urbano

O percurso na baixa do Porto iniciar-se-á no Coreto do Jardim de S. Lázaro com silêncio, ordens, preces, ameaças, elogios, censuras, razões, que querem que eu compreenda do que eles dizem, de Paulo Mendes.

Posteriormente, na Praça dos Poveiros, encontraremos Na Rua, de Miguel Moreira e, nas escadas do Passos Manuel (Rua Passos Manuel), teremos Black Falls, de Marianne Baillot.
Seguir-se-á Quem Quer Ser Lobo, Veste-lhe a Pele, de Albuquerque Mendes, na Praça D. João I e, na Avenida dos Aliados, junto da Menina Nua, António Olaio apresentará Not a Love Song.
O projecto Pensamento/Acção 010, de Gabriela Vaz-Pinheiro, irá realizar-se durante as restantes performances.

------------------------------------

II) “Totemismo Urbano” em conversa
Sexta-feira, 29 de Janeiro, 18h,
A Sala - Rua do Bonjardim, 235, 2º Porto
Com Paulo Mendes, Gabriela Vaz-Pinheiro, Marianne Baillot, Albuquerque Mendes, Susana Caló e Godofredo Pereira. Moderação de Filipe Silva

Discussão informal antevendo “Totemismo Urbano” e temas relacionados, como o totemismo, a urbanidade, o lugar do pensamento mágico na sociedade tecnocrata do 3º Milénio, entre outros.

Mais info: www.soopa.org, producao@soopa.org, asalanabaixa.blogspot.com


-----------------------------------------------

No comments: