24/10/2007

MUSAS

Local: Forum Cultural de Ermesinde

Período de permanência: 21 de Setembro a 9 de Dezembro

Curadoria: Paulo Reis

Artistas: Ana Vidigal, Antía Moure, Catarina Campino, Courtney Smith, Cristina Ataíde, Eliane Duarte, Lenora de Barros, Karin Lambrecht e Sandra Cinto.


"Após a vitória dos deuses do Olimpo sobre os Titãs - os seis filhos de Urano -, foi solicitado a Zeus que se criassem divindades capazes de cantar a vitória e perpetuar a glória dos Olímpicos. Zeus então compartilhou durante nove noites o leito de Mnemósine, a deusa da memória, que, um ano mais tarde, daria à luz nove filhas – nove musas. Nascidas próximo ao monte Olimpo, as Musas passavam o seu tempo deleitando as divindades do Panteão, cantando o presente, o passado e o futuro, acompanhadas pela lira de Apolo. As Musas representam, sobretudo, a memória – lugar da experiência vivida.


É precisamente sobre a memória que versa a exposição Musas. Esta não é nada mais que um exercício curatorial de tornar evidentes algumas obras que lidam com o tema de forma tão veemente. As obras escolhidas lidam com reflexões universais da existência humana, desde a abordagem ao ciclo vital (como o nascimento, a existência e a morte), a questões morais, ecológicas, sociais, femininas. Na medida em que cada artista transporta para as suas obras as suas próprias questões existenciais, estas exalam uma forte conotação pessoal, são pertencentes à colectividade."

ler o resto do texto do comissário aqui

No comments: