17/10/2007

A artista Portuguesa Marta de Menezes inaugura no dia 18 de Outubro uma exposição no Museu Ibero-Americano de Arte Contemporanea, em Badajoz, onde expõe um auto-retrato que consiste numa proteína agora criada, cuja sequência de amino-ácidos corresponde ao nome completo da artista – a proteína mArta.

Marta de Menezes é conhecida por ter criado nos últimos anos obras de arte em que recorre a ciência e tecnologia biológicas. Essas obras, que têm sido expostas em diversos países, incluem por exemplo borboletas vivas cujos padrões das asas foram modificados pela artista ("Nature?", 1999); esculturas vivas utilizando neurónios como matéria prima ("Tree of Knowledge", 2004); ou quadros que contêm bactérias que progressivamente vão degradando as suas cores ("Decon", 2007).

Esta sua última obra – "Retrato Proteico" – produzida no departamento de biologia estrutural da Universidade de Oxford, consiste numa nova molécula até agora inexistente na Natureza. As proteínas são constituídas por sequências de aminoácidos. É a sequência de aminoácidos das proteínas grande parte da informação codificada no genoma. Existem apenas 20 aminoácidos diferentes, habitualmente representados por 20 diferentes letras. Foi assim possível desenhar uma nova proteína cuja sequência de aminoácidos corresponde ao nome completo da artista:


MARTAISAVELSWVRALRIVEIRWDEMENESESDASILVAGRACA


Esta exposição é comissariada por Inês Moreira para o Museu Ibero-Americano de Arte Contemporanea, em Badajoz.


Website: www.martademenezes.com

Website do museu: www.meiac.org

No comments: