17/09/2010

Isabel Ribeiro // Susana Gaudêncio // Patrícia Portela

Things to see:



"Truir"

Inaugura:
Sábado, 18 de Setembro, 16h

Composta em grande parte por pintura, o trabalho apresentado por Isabel Ribeiro em "Truir"
dá continuidade a reflexões já antes iniciadas, em torno do individuo e suas paisagens.

Patente:
18 de Setembro a 20 de Outubro 2010


"Chamber of Examination" by Susana Gaudêncio opens this Saturday (September 18th) at 4pm at Galeria Presença, Porto.

and:

A Colecção Privada de Acácio Nobre
Patrícia Portela
Teatro Maria Matos
sexta 10 a sábado 18 Setembro (excepto segunda 13) terça a sábado 21h30 domingo 18h00

"Na cave dos avós de Patrícia Portela foi encontrado um baú com fragmentos de textos e maquetas de objectos idealizados por Acácio Nobre, um português de referência do início do séc. XX, mas agora esquecido; um homem com uma carreira política, científica e artística discreta e muito inovadora para o seu tempo. Um Lumière português, um Steve Jobs precoce, um bio-engenheiro sem par na História e um amante/apoiante acérrimo dos artistas e da arte, embora apenas daquela que revoluciona o mundo. Em suma: um Leonardo da Vinci português que uma ditadura silenciou e eliminou dos registos da História portuguesa.

Patrícia Portela reúne os textos e os modelos encontrados no baú esquecido, segue as pistas até novos e preciosos documentos perdidos em arquivos pessoais e casas de amigos, e reconstrói algumas das obras, ideias políticas e ambiciosos projectos científico-artísticos de Acácio Nobre. Tendo o objectivo máximo de reavivar a obra de um homem, anónimo, como tantos outros, e de questionar a memória colectiva de um país que, se tivesse decidido atribuir a este homem a imortalidade que lhe era devida, seguindo alguns dos seus princípios, teria sido um país diferente.

Uma máquina de escrever vintage e um teclado wireless dão um concerto, projectam um filme mudo, desenvolvem em parceria um diálogo sobre o arquivo de Acácio Nobre, recriando o ambiente que envolve um autor enquanto este escreve: os momentos de pausa, os momentos em que surgem as grandes ideias, os momentos de fúria criativa, em que se recorrige tudo o que se quis dizer, os silêncios infindáveis enquanto se escreve ou enquanto não se consegue escrever. Este espectáculo inscreve-se na solidão e intimidade do criador muito antes de terminar a sua obra, nos momentos em que este faz crescer uma sua imagem mesmo antes de saber o que ela é ou lhe quer dizer."