04/07/2006

MARIANA COSTA


Difterias Insolações e outros esquentamentos
na Galeria Plumba até 8 de Julho
Porto

“Reuni recentemente numa exposição, um conjunto de desenhos sob o título de Crónikas. O “k” da palavra crónikas, assim expliquei, distingue-a graficamente das crónicas _que são do meio literário. No entanto, num sentido, aproximam-se, citando: No sumário de uma revista a crónica representa, a parte do efémero, a futilidade, opõe-se aos artigos de fundo, carece de peso e encosta-se à margem, já que não pertence ao mundo do sério. Por definição, o tema da crónica participa deste rótulo: sua inspiração é o acontecimento quotidiano.*
Assim, para a sala da galeria plumba, construí uma crónika a 3 dimensões. Difterias, insolações e outros esquentamentos _exasperações para pegar ou largar, é uma crónika 3d e tem a colaboração - haikai da Cecília Giannetti.
Um espaço fontano, vai estar construído, no espaço da galeria, e vai permanecer até ao final e sem quaisquer previsões de futura reconstrução. No entanto, para quem não vai a tempo, para quem não puder se deslocar até à galeria, para quem os ingredientes da fonte de receita lhe poderem ser de mui rápida in-sus-ten-ta-bi-li-da-de, etc, pode tratar de difterias, de insolações e de outros esquentamentos, de outro modo.”


No comments: