08/03/2012

Sugestões da Umar para Celebrar o dia Internacional da Mulher, em Portugal

Iniciativas organizadas ou apoiadas pela UMAR de comemoração do Dia Internacional das Mulheres, 8 de Março

Coimbra
A partir das 16h:
- ocupação simbólica da Praça 8 de Maio com a substituição temporária da placa e do nome da praça que nesse dia irá se chamar:Praça 8 de Março (Dia Internacional das Mulheres).
- Distribuição de informação
- Instalações: Histórias de Mulheres Estendidas
A Origem do Pecado
- Performances: Adaptação da peça de teatro "Carne, Capitalismo e Patriarcado" da companhia de Teatro Kiwi
"A Colher, o Marido e a Mulher".
- Flash Mob às 18h30m "O aborto é um direito." Este flash mob está a ser convocado pela UMAR e irá ser feito também em Lisboa e consistirá num happening em que as pessoas que quiserem participar empunharam um cartaz com a frase: "O Aborto é um Direito".

Lisboa
Em Lisboa, o 8 de Março celebra-se com uma flash mob "O ABORTO É UM DIREITO" em frente à Residência oficial do Primeiro-Ministro, às 18.30h (ver mapa), e a 9 de Março, com a FESTA FEMINISTA - O lado F da crise (mais informações, aqui), em conjunto com vários colectivos.

Funchal
Na Madeira, a UMAR celebra o 8 de Março com um jantar/ tertúlia de homenagem ao dia das Mulheres, pelas 19.30horas, no restaurante Pizaria "La Carbonara". Podem inscrever-se através do mail umarmadeira@gmail.com" ou para o número de telemóvel 962981792.
A 7 de Março, o núcleo realiza uma acção pública no largo do Chafariz pelas 16.30 horas.

Sines
De manhã, no Largo dos Galegos e Mercado Municipal: Colaboração com a Biblioteca Municipal e a Escola das Artes de Sines na iniciativa “Vozes no Feminino”. Dramatização emblemática, na perspectiva de género, sobre mulheres que marcaram a história. Às 15h30, na Tenda no Parque Desportivo Municipal João Martins (ex-IOS): Enquadramento histórico-político do dia 8 de Março. Participação no lanche-convívio promovido pela CMS e recolha de testemunhos de mulheres do concelho. Iniciativas no âmbito da Semana da Igualdade de Género em Sines, do Projecto BIIG - Biblioteca Itinerante pela Igualdade de Género.

Braga
Em Braga, a UMAR participa na performance "ObjeSSão", às 16h do dia 10 de Março, frente à esplanada da Brasileira/Casa dos Crivos (mais informações, no facebook).
Porto
No dia 8 de Março de 2012, o Projeto “Mudanças com Arte II” (UMAR), realiza no Porto acções de sensibilização: uma na Rua de Santa Catarina (10,30-12h) e outra no Centro Social do Amial (15h- 16, 30h). Estas acções visam alertar, informar e conscientizar a população para a celebração do dia, com várias actividades, chamando a atenção para o drama da violência e da desigualdade de género.

Bicicletada do Dia das Mulheres, 11 de Março, 10.30h, Castelo do Queijo (Foz, Porto). Organização da Marcha Mundial das Mulheres.