28/02/2010
'Nada do que dissemos até agora teve a ver comigo' de Rita Natálio, 6 de Março, 19h00, Sala de Ensaio, CCB
RITA NATÁLIO
Rita Natálio nasceu em Lisboa em 1983. Estudou História na Universidade Nova de Lisboa e Artes do Espectáculo Coreográfico na Universidade de Paris VIII (com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa de Apoio à Dança 2006). Como intérprete, realizou o Curso de Pesquisa Coreográfica do Fórum Dança 2006 com Vera Mantero, João Fiadeiro, Emmanuelle Huyn e participou em vários workshops de composição e improvisação com Christian Rizzo, Loic Touzé, Armando Menicacci, entre outros.
A sua actividade principal tem-se centrado na área da dramaturgia e acompanhamento de projectos artísticos e de investigação. Colaborou em “Para onde vai a luz quando se apaga?” (2007) e “I was here” (2007) de João Fiadeiro, “Das coisas nascem coisas” (2008) de Cláudia Dias, “Learning how to sow” (2009), “Piece Together”( 2009) e “Vamos sentir falta de tudo aquilo que não precisamos”(2009) de Vera Mantero. Trabalhou igualmente com a estrutura RE.AL criada por João Fiadeiro, na coordenação e acompanhamento de projectos de investigação/treino em torno do método de Composição em Tempo Real e pontualmente como professora no PEPCC (Fórum Dança).
Desde 2008, começou igualmente a desenvolver o seu próprio trabalho. Colaborou com Ivo Serra em “Tela” (Festival Temps d’Images) e no pequeno filme “Looking back into the future” (Menção Honrosa FICAP 2008). Dirigiu o projecto de improvisação “Nada do que dissemos até agora teve a ver comigo” com estreia na Fundação de Serralves e encontra-se neste momento a desenvolver uma peça de grupo em torno deste projecto.
Actualmente, trabalha com Vera Mantero na publicação de um livro de artista e continua o seu trabalho de acompanhamento dramatúrgico em colaboração com diferentes criadores, entre eles Guilherme Garrido, Peter Ampe, António Pedro Lopes, Marianne Baillot, João Lima e Cláudia Dias.
Faz ainda parte da rede internacional de artistas Sweet and Tender Collaborations (www.sweetandtender.org).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment