10/12/2009

Renata Sancho - Na Rodagem de “Nuit de Chien”


Na Rodagem de “Nuit de Chien”

de Renata Sancho
Projecção de filme e conversa com a realizadora


Uma proposta de Alexandra Ferreira e Bettina Wind

no âmbito do ciclo “Restos, rastos e traços”

-- Entrada livre, lotação limitada --


Terça-feira 8 de Dezembro, 19h00

Atelier Real

Rua Poço dos Negros nº55, Lisboa


"A documentação dos processos de trabalho tem sido o mote para alguns dos meus documentários desde "Direcção:Escultura"(1998) e constitui o campo de trabalho que mais tenho explorado nos últimos anos. Interessa-me observar e documentar os processos criativos quer sejam de um escultor, de um pintor, ou neste caso, de um realizador. Na rodagem de "Nuit de Chien" é um registo da rodagem do filme "Nuit de Chien" de Werner Schroeter. "Nuit de Chien" é uma adaptação do romance de Juan Carlos Onetti "Para esta noche" e foi produzido pela Clap Filmes/Paulo Branco. As filmagens decorreram no Porto entre Março e Maio de 2008. Este documentário constitui um registo do processo de construção de um filme na fase de rodagem e sobretudo do trabalho de ensaios e empenho na direcção de actores de W. Schroeter. Ao longo de 25 dias acompanhei as filmagens nocturnas e no final gravei uma conversa com o realizador, da qual apresentarei alguns excertos. Iremos assistir a uma pequena montagem que incide nos preparativos, encenações até à rodagem do próprio plano."

Renata Sancho nasceu em 1973 em Lisboa, onde vive e trabalha. Desde 1997 trabalha como realizadora, montadora e anotadora. Estudou Ciências da Comunicação na FCSH/UNL, especializando-se na área de Cinema. Realizou os seguintes filmes: "Camões" (2007), "Mercado do Bollhão" (2003); "Paisagem"(2001); "Julião Sarmento - Flashback"(2000); "Direcção:Escultura" (1998) e "ICI" (1997).

Esta apresentação faz parte de Archive Extended [Arquivo Expandido], uma série de apresentações de trabalhos e de conversas moderadas por Alexandra Ferreira e Bettina Wind. No âmbito da residência inserida no ciclo “Restos, rastos e traços / Práticas de documentação na criação contemporânea”, Alexandra Ferreira e Bettina Wind convidaram artistas a apresentar os seus trabalhos e a expor as suas reflexões sobre as relações entre documentação, arquivo, ficção e processo de produção. As sessões – entendidas como uma extensão ao vivo do “Gabinete Audiovisual” do Atelier Real – consistem em projecções ou apresentações de obras acabadas ou em curso e proporcionam conversas e debates com o público.

Os artistas convidados são:


Yael Bartana (na ausência da artista, será projectado o filme Summer Camp), dia 8 de Dezembro, 19h00.

Renata Sancho, dia 15 de Dezembro, 19h00.

Pedro Barateiro, dia 22 de Dezembro, 19h00.

Pedro Lagoa, dia 5 de Janeiro de 2010, 19h00.


Mais informações sobre o ciclo “Rastos, restos e traços” e sobre o Atelier Real: www.atelier-real.org

Mais informações sobre os nossos projectos: http://windferreira.blogspot.com



Atelier Real

Rua Poço dos Negros nº55

1200-336 Lisboa

T: 213909255


No comments: