30/04/2019

Festival Feminista do Porto. Feminista, Presente! Hoje e Sempre.


"O Festival Feminista do Porto é um colectivo feminista, horizontal, auto-gerido, anti-capitalista, anti-fascista, anti-racista, apartidário, LGBTQIA+ e diverso.
A partir do tema da edição anterior, “EU e TU, até sermos TODAS”, na qual procurámos a interseccionalidade da luta feminista e o diálogo entre os vários feminismos, avançamos agora para a Praxis Feminista (teoria, reflexão e acção para transformação) na luta contra a intolerância, os discursos de ódio e a violência crescentes.
Em homenagem a Marielle Franco “Feminista, presente! Hoje e sempre!” é o lema desta edição. Surge como um apelo à reflexão sobre os feminismos em 2019 e quais devem ser as expressões e acções concretas, quotidianas, de longa duração ou pontuais de afirmação do feminismo na luta contra a intolerância, os discursos de ódio e a violência crescentes.
O cartaz propõe uma reflexão sobre todas as camadas de obstáculos e preconceitos que enfrentamos em nosso cotidiano simplesmente por sermos mulheres.
Estão contemplados os nossos momentos de solidão, as imposições estéticas, as alienações, os preconceitos, as cobranças pela obrigação da maternidade e todos os outros tipos de pressões que sofremos nessa sociedade patriarcal em que vivemos.
Por isso, unidas nós lutamos para mudar todas as coisas que não podemos mais aceitar. Porque é na perspectiva de um horizonte colorido e igualitário que queremos chegar através do feminismo."