18/03/2014

Isabel Ribeiro: Castigo

Os trabalhos da artista, que começou a expor em 2001, são percorridos por diversas inquietações geradas na modernidade e que têm a ver com um fracasso do indivíduo com o que o rodeia: a crise individual, a crise colectiva, o conflito entre o individual e o social, as transformações do espaço, as forças de mudança, a solidão da luta, o contínuo falhanço dos movimentos de mudança, os dilemas e a longevidade da comunidade, a depressão, o desemprego, a solidão, o tédio.
Um procedimento comum em muitas das suas pinturas é a produção de ligeiras alterações, de deslocamentos, de reenquadramentos, de substituição ou anulação de elementos da imagem de referência. São imagens nas quais a artista representa lugares de fuga que falam desse fracasso.


ISABEL RIBEIRO http://www.quadradoazul.pt/pt/qa/artist/isabel-ribeiro/
(Covilhã 1976). Vive e trabalha no Porto.
Licenciatura em Pintura na F.B.A.U.P.
Das exposições individuais destacam-se: Truir, Galeria Nuno Centeno, Porto, 2010; Tough Love, Plataforma Revolver, Lisboa, 2010; Debaixo de Cinza, Caroline Pagés Galery, lisboa, 2009. Debaixo de cinza, Caroline Pagés Gallery, Lisboa, Portugal (2008); Sucedior, Galeria Reflexus, Arte Contemporânea, Porto, Portugal (2009). Das exposições colectivas: Au delà des mots, Résidence André de Gouveia, Paris, França. Para além das palavras, Espaço Campanhã, Porto, Portugal; formas e forças, Galeria Quadrado Azul, Porto, Portugal; Aproximações à profundidade, Sala do Veado, Lisboa, Portugal. Cinco Séculos de Desenho na Colecção da FBAUP, Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, Portugal.

Organização: Laboratório das Artes – Associação Cultural e Artística de Guimarães
Curadoria: Luís Ribeiro
Financiado por: Fundação Calouste Gulbenkian

HORÁRIO:
Quarta a sábado
16h00-19h00
Por marcação: laboratorio.gmr@gmail.com
ENTRADA LIVRE