16/07/2013

ANA PÉREZ-QUIROGA / BREVIÁRIO DO QUOTIDIANO #8

Ana Pérez-Quiroga convida para a apresentação do projecto artístico Breviário do Quotidiano #8
e lançamento do website que o integra www.anaperezquirogahome.com

Ana Pérez-Quiroga abre-nos a porta de sua casa. A artista vive num apartamento pombalino na Baixa de Lisboa, último andar com varanda florida e vista para o Tejo.
Na sua casa, como em qualquer outra, encontram-se múltiplos objectos, uns com carácter meramente funcional outros sem função aparente. Resultam de uma cronologia não linear de escolhas e acasos, de experiências e expectativas, uma acumulação de sedimentos que revela o gosto, personalidade e quotidiano de quem a habita.

Em Breviário do Quotidiano #8, Ana alarga a possibilidade de fruição da sua casa também enquanto objecto artístico, uma instalação participativa. Convertida em instalação, o utilizador pode estabelecer uma relação performativa com o espaço e os seus objectos. O projecto permite não só que que a casa seja arrendada temporariamente, como a participação de eventos artísticos em torno de um jantar mediante marcação e a aquisição da maioria do seus objectos, mesmo os mais improváveis, aos quais é atribuído um valor monetário. É também possível adquirir fotografias da casa ou dos seus objectos como obras de arte, assinadas e numeradas pela artista.
MUDE - Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo
Rua Augusta 24
1100-053 Lisboa