08/10/2008
Micaela Amaral
"A gravidade – também conhecida por Lei da Inércia – constitui a força de atracção universal. Segundo a lei de Newton, todos os corpos exercem uma atracção gravitacional sobre os outros corpos, de igual valor e sentido oposto.
A exposição “Inércia” pretende ilustrar este conceito, na apresentação de uma única fotografia em que a força da gravidade se encontra no suporte expositivo, o qual exerce uma atracção que o corpo representado não consegue evitar. Por sua vez, o olhar do espectador funciona como força gravítica, atraindo para si, por magnetismo, essa mesma a imagem.
Numa inversão do sentido do ponto de vista do espectador, dando-lhe um poder suplementar sobre uma imagem que contraria as leis da física, o corpo exposto, que é o objecto do seu olhar, apresenta-se confinado à moldura do armário, preso entre o poder gravitacional do espectador e a curta profundidade do espaço material. No entanto, e apesar da violência que sobre ele é exercida, o corpo encontra-se relaxado e não oferece qualquer resistência, como que conformado à inevitabilidade da sua impotência.
Micaela Amaral nasceu em 1978. Em 2006 licenciou-se em Design de Comunicação e Artes Gráficas pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Participou nas exposições colectivas dos alunos no Museu das Belas Artes da Universidade do Porto e no Segundo Piso, em Santo Tirso; em “Play Time”, no Convento Corpus-Christi em V. N. de Gaia e “On The Other Hand / Sombra-Clara” no Museu dos Biscainhos, em Braga, tendo apresentado, em 2007, uma exposição individual de ilustração na Cooperativa Cor de Tangerina, em Guimarães."
mysapce/armariodecuriosidades // Braga
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment