21/09/2007

MARTINHA MAIA | Negro

Vera Cortês, Agência de Arte //LISBOA
Inauguração dia 21 de Setembro às 22h

Performance – Fluxos thing versão 2, dia 22 Setembro na Interpress às 22h


O negro constitui um dos momentos de maior intensidade na conquista da cor. A intensificação é causada por um trabalho de exaustão, de sobreposição de camadas até se atingir a profundidade desejada.
A primeira exposição individual de Martinha Maia, no novo espaço da Agência Vera Cortês, centra-se nesta busca pela profundidade que só o negro pode transmitir. Os trabalhos que apresenta são o resultado de uma pesquisa que tem vindo a realizar, e que se fortificou com a estadia na Casa Velázquez em Madrid como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os novos trabalhos formam um ensaio que se situa para-além da dualidade figuração/abstracção, para se centrarem sim na questão da tradução dos pressupostos da arte barroca na obra desta artista. De facto, o que se procura em cada trabalho é a dimensão teatral do gesto e do movimento do corpo. Quanto mais carregado for, maior o vestígio que deixará. O dramatismo da pintura barroca é evocado quer no confronto que Martinha Maia irá travar com as paredes da Agência, quer com outros suportes que constituem o núcleo desta exposição.
A artista propõe um diálogo entre o vazio e a saturação, entre a movimento do seu corpo a inscrever o gesto e o movimento do espectador a contemplar o vestígio. Este diálogo será prolongado, de uma forma mais imediata e confrontacional, na performance “Fluxos thing versão 2”que irá realizar em simultâneo à exposição, no espaço Interpress no dia 22 de
Setembro às 22h.
Filipa Oliveira


Black is one of the strongest moments when handling color. The intensification is brought by through the exhaustive exercise of overlaying layer after layer, until the intended depth has been reached.
Martinha Maia’s first solo exhibition, in the rooms of Vera Cortês Art Agency, concentrates in this search for depth that only blackness can convey. The works presented by the artist are the result of a research she has furthered during her residency in Casa Velázquez, Madrid, with a grant from the Calouste Gulbenkian Foundation.
The new works compose an essay that goes beyond figurative/abstract duality, in order to focus on the translation of Baroque Art concepts into the work of this artist. It is indeed the theatrical dimension of the gesture and of the body in motion that Martinha Maia looks for in each piece. The heavier the gesture, the stronger its track or its evidence will be. The drama of Baroque painting is summoned in the confrontation of the artist with the walls at the Agency and with other surfaces that are at the center of this exhibition. Martinha Maia creates a dialogue between emptiness and saturation, between the movement of her body while imprinting the gesture on the wall and the movement of the viewer contemplating its vestige. This dialogue will be extended, in a more direct and confrontational way, through the performance “Fluxos thing version 2”, which will take place at Interpress on the 22nd September, 10 p.m.
Filipa Oliveira

And still in Caroline Pagès gallery //Lisboa
Conceição Abreu -- Within --
www.carolinepages.com


"Ao longo das cinco salas da galeria encontram-se distribuídas esculturas que simulam ninhos, agulhas e sacos, uma teia e um tapete que foram realizadas com elásticos segundo uma técnica de minucioso enlace, como se de um trabalho de renda ou malha se tratasse. Estas peças tridimensionais encontram-se expostas, a par de desenhos a grafite e lápis de cor sobre papel, e de uma série de quatro fotografias a preto e branco...."

Conceição Abreu nasceu em 1961 em Portugal, hoje vive e trabalha em Madrid.

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