16/03/2010

Cinema em Marcha


Cinema em Marcha: “Pão e Rosas” (Ken Loach, 2000) e “Domésticas” (Fernando Meirelles e Nando Olival, 2001)

11 e 12 de Março

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

No âmbito da 3ª Acção Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, o Grupo de Apoio às Mulheres Imigrantes (GAMI), promove o ciclo “Cinema em Marcha”, procurando promover o debate sobre a situação das mulheres imigrantes e das trabalhadoras domésticas. Neste sentido foram seleccionados dois filmes: “Pão e Rosas”, de Ken Loach, um retrato dos Estados Unidos ilustrado através da luta pelos direitos laborais de duas imigrantes mexicanas, mas numa alusão histórica sugestiva à marcha realizada por cerca de 15 mil mulheres, na Nova Iorque de 1908; “Domésticas”, de Fernando Meireles e Nando Olival, um retrato da realidade do trabalho doméstico no Brasil, os sonhos de cinco trabalhadoras domésticas brasileiras. Duas histórias, duas geografias diferentes, mas dois pontos de partida importantes para o debate e empoderamento das protagonistas desta iniciativa: as mulheres imigrantes.

LOCAL

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

Rua da Achada, Nº 11 (Perto das Escadinhas de São Cristóvão – R. Madalena)

Metro: Martim Moniz, Baixa - Chiado ou Terreiro do Paço

Pão e Rosas, de Ken Loach, 2000

Quinta-feira, 11 de Março, 18h

Elenco: Pilar Padilla, Adrien Brody, Elpidia Carrillo, Jack McGee, Mónica Rivas, Frankie Davila, Lilian Hurst

Sinopse: Maya e Rosa são duas irmãs mexicanas que vivem em Los Angeles, onde trabalham como empregadas de limpeza num prédio comercial. Sam é um activista pelos direitos d@s trabalhadoras/es. As suas vidas se cruzam, e junt@s lutam contra a exploração laboral das imigrantes, o que acaba pondo em risco o emprego, a família e até mesmo o direito de permanência das moças em território estado-unidense.O título do filme faz alusão à marcha de cerca de 15 mil mulheres pelas ruas de Nova Iorque, em 1908, sob o slogan "Pão e Rosas": reclamavam uma diminuição dos horários de trabalho, melhores salários e direito de voto.

Prémio UIP ao Melhor Filme Europeu no Festival do Rio de Janeiro; Nomeação à Palma de Ouro ao Melhor Realizador no Festival de Cannes, Prémio ALMA à melhor actriz secundária para Elpidia Carrillo.

Domésticas, de Fernando Meireles e Nando Olival, 2001

Sexta- feira, 12 de Março, 18h

Elenco: Cláudia Missura, Graziela Moretto, Lena Roque, Olivia Araújo, Renata Melo, Robson Nunes, Tiago Moraes

Sinopse: Na sociedade brasileira existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro das casas das famílias e de fazer parte do seu dia-a-dia, é como se não estivessem lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar como empregada doméstica.

Nomeações ao Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Argumento.

Um drama urbano que deu a Fernando Meirelles background para, mais tarde, realizar Cidade de Deus” (Alexandre Koball).

________

O GAMI é um grupo trabalho de mulheres imigrantes dinamizado pela União de Mulheres Alternativa e Resposta e a Solidariedade Imigrante e visa combater a desvalorização social do trabalho doméstico, contribuir para a reformulação da actual legislação, aumentando a protecção legal e social destas/es trabalhadoras/es, e promover o empoderamento das mulheres imigrantes que trabalham nesta área.

_________

A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional de luta contra a pobreza e a violência. Propõe a construção de um outro mundo baseado nos valores da Igualdade, Liberdade, Solidariedade, Justiça e Paz. Em 2010 a Marcha organiza a sua terceira grande acção internacional, com uma plataforma de quatro campos de actuação: Paz e Desmilitarização, Bem Comum e Serviços Públicos, Autonomia Económica das Mulheres e Violência de Género.

Marcha Mundial das Mulheres Portugal:

http://www.marchamundialdasmulheres.blogspot.com/
http://www.facebook.com/home.php?#!/marchamundialdasmulheresPT
http://www.youtube.com/watch?v=VsMvJrza3v0
http://www.mmm2010.info/

No comments: